terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Quem pensa conspira




Desnecessário se faz relembrar ser importante que o indivíduo se identifique como profissional e como pessoa. Você terá que se auto avaliar para evoluir.

Alguma vez você se auto avaliou sem que tenha sido uma situação forçada por algum teste? Quantas vezes olhou para o espelho e identificou a única pessoa que não pode enganar? Pois é, se esta reflexão fosse realizada diariamente e você questiona-se o que fez de bom ou o que poderia ter feito de uma forma melhor no dia anterior, sua vida e sua carreira poderiam estar diferentes.

Seus conhecimentos somados a suas habilidades hoje se tornam ações? Como você entende que é visto por seus pares, subordinados e superiores? Se quer iniciar o planejamento de carreira, você terá que se identificar como indivíduo, seus valores, pontos fortes e fracos, qualidades, habilidades e personalidade. Não se preocupe se tiver que pensar muito para responder, a maior parte da população de nosso planeta não conhece a si mesmo, principalmente no que tange a valores e pontos fracos. Discursos e atitudes não condizem, todos assistem a filmes de ação se posicionando como os mocinhos, ou os de catástrofes como sobreviventes, colam um adesivo no carro com algo similar a “Deus te ama.”, e vão disputar ferozmente a antecipação na próxima agulha.

Com o tempo e a dedicação devida, será possível conhecer-se e ter algumas surpresas. Poderá por exemplo, descobrir que a imagem que tenta passar não é a que veem em você e também não é seu eu verdadeiro, ou ainda, que você está condicionado.

Condicionamento é um dos piores e mais difíceis pontos para um indivíduo analisar. Descobrir que suas ideias não são suas, seus gostos não são seus e seus anseios e sonhos de consumo lhe foram impostos é uma realidade difícil de conceber. Ainda não vivemos a ficção de filmes, como a origem, mas “origens” são postas diariamente na sua mente.

O ser humano é grupal e tende a ceder cedo aos condicionamentos dos grupos para ser aceito, posteriormente as corporações se encarregam de dar continuidade seja você funcionário ou consumidor.

Seja para um planejamento de carreira ou para que seja um indivíduo melhor, não passe a vida comento e se divertindo. Foi assim que se iniciou o condicionamento em sua forma mais famosa, quando o Imperador Romano Vespasiano, na inauguração do coliseu, proferiu a célebre frase “... Ao povo pão e circo.”. Ele descobriu que se povo pudesse se divertir e tivesse algo o que comer estaria satisfeito. Sobre esta frase o império Romano se concretizou e muitas repúblicas atuais lhe dão continuidade.

Não estamos aqui para discutir política, mas lhe demonstrar que se faz necessário se conhecer como indivíduo. Comece a adquirir conhecimento de fontes diversas, verifique se há similaridade entre as informações, não embarque na miopia. Quando por exemplo uma notícia lhe informar que o congestionamento do dia é resultante do excesso de veículos, questione, é isso mesmo ou é falta de planejamento?

O indivíduo condicionado é o escravo moderno, o melhor de todos, o que desconhece sua condição. Quem pensa conspira e quer liberdade, qualidade de vida e satisfação.

Até a próxima e sucesso.

Laierte Dias

Publicado no Jornal Monitor Mercantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário