quarta-feira, 17 de julho de 2019

Por que devo investir em automação comercial para minha loja?


ARTIGO DESATUALIZADO PARTE DO TEXTO E IMAGENS REMOVIDOS.  



Não é só na indústria que os processos se tornaram automatizados. A modernização das atividades também chegou ao comércio. Hoje, as lojas do varejo podem e devem se beneficiar da facilidade de ter procedimentos  automáticos no seu cotidiano. isso porque, a automação comercial gera vantagens competitivas importantes para quem usa este tipo de solução.


Quer saber por que a automação comercial tem sido um investimento cada vez mais frequente entre os lojistas? Vamos apresentar alguns dos principais benefícios ao utilizar ferramentas automatizadas.

Os benefícios da automação comercial para o varejo

Mas, do que, de fato, falamos quando citamos a automação comercial? Simples. Não imagine grandes robôs e máquinas realizando o trabalho dos seus vendedores. É claro que isso já pode ser visto nas indústrias, no agronegócio, na medicina entre outros segmentos.

No entanto, a automação comercial é uma aplicação da tecnologia muito mais próxima ao dia a dia do lojista. Os conhecidos softwares de gestão é um exemplo prático. Essas ferramentas foram sendo renovadas ao longo dos últimos anos com a expansão da internet, dos sistemas em nuvem, dos dispositivos digitais (smartphones, tablets e notebooks) e seus aplicativos.


ARTIGO DESATUALIZADO PARTE DO TEXTO E IMAGENS REMOVIDOS.  


Vamos conhecer seus benefícios.

A gestão se torna mais eficiente

De forma geral, um sistema de gestão para automação comercial vai digitalizar os processos, ajudando a registrar, organizar e controlar dados e operações da loja. Portanto, vai facilitar bastante a rotina administrativa, sendo essencial para qualquer negócio que busca inovar e se diferenciar no mercado.

Por meio de uma sequência ordenada e automática permitida pela ferramenta, as atividades da loja ganham eficiência e precisão. Cada dado referente a uma operação de venda, alteração de estoque, emissão de nota fiscal, cadastro de cliente, por exemplo, quando registrado no sistema, logo é armazenado de forma segura e organizada e se mantém atualizado para análise posterior.

As informações ficam centralizadas e podem ser facilmente acessadas pelo gestor – inclusive por dispositivos móveis. Assim, ele pode se basear em números confiáveis para identificar demandas e atender necessidades pontuais do negócio. Com planejamento, toma decisões mais acertadas, reduzindo custos e ações desnecessárias, além de poder cumprir rigorosamente as obrigações fiscais e tributárias.

Redução de custos é realidade


ARTIGO DESATUALIZADO PARTE DO TEXTO E IMAGENS REMOVIDOS.  LEIA A NOVA VERSÃO AQUI 

Mas para lidar bem com as finanças é fundamental ter organização e conhecer os gargalos do negócio, seja no estoque, nas vendas ou na compra de insumos. Com um sistema de gestão para automação comercial, essa tarefa é facilitada. O gestor tem um visão geral do andamento das operações e consegue controlar os números em tempo real. Também pode buscar por relatórios periódicos, que mostram o desempenho da loja na semana, quinzena, mês, trimestre, ano, e até datas específicas, por exemplo.


ARTIGO DESATUALIZADO PARTE DO TEXTO E IMAGENS REMOVIDOS.  LEIA A NOVA VERSÃO AQUI 


Os clientes sentem a diferença

Quando você investe em uma ferramenta de automação comercial para a sua loja, o atendimento ao clientes também é afetado positivamente. A busca por produtos (mesmo os mais específicos e difíceis de localizar no estoque), o faturamento de pedidos, a emissão de crediário, a efetivação da venda na frente de caixa. Tudo ganha agilidade por estar integrado e automatizado.

Isso leva a uma experiência de compra melhorada sob o ponto de vista do consumidor, que não perde tempo em filas, esperando pela mercadoria, pagamento ou nota fiscal.

Outro ponto é que os vendedores não têm a necessidade de realizar tantos levantamentos e conferências, aumentando a produtividade e podendo dar mais atenção aos clientes. Assim, a maiores chances de ficarem satisfeitos e retornar para uma nova compra, facilitando o processo de fidelização.

Vantagem competitiva no mercado

Com processos mais ágeis, possibilidade de redução de custos e melhora na produtividade, duas coisas acontecem: sua loja passa a ter mais capital disponível para investir e os produtos podem experimentar uma redução pontual de preços. Além disso, com o atendimento mais ágil e melhor, os clientes ficam mais satisfeitos e o retorno para novas vendas fica facilitado.

Mesmo que sua loja seja menor ou tenha sido aberta recentemente, tudo isso fará com que ela ganhe uma vantagem competitiva e se torne mais forte para encarar os desafios do mercado.



ARTIGO DESATUALIZADO PARTE DO TEXTO E IMAGENS REMOVIDOS.  LEIA A NOVA VERSÃO AQUI 

Planejamento continua sendo fundamental

Como vimos, a automação comercial é capaz de trazer todos inúmeros benefícios para a sua loja. Mas não se engane ao achar que esse processo acontece sozinho. Para ser relevante e realmente trazer mudanças positivas para a gestão, é preciso que estes sistemas atendam às necessidades específicas da sua loja.

Por isso, tudo começa com um bom planejamento e avaliação de necessidades mais importantes ou mais urgentes. A escolha do software certo, portanto, deve ser feita baseando-se nessas necessidades e possibilidades da loja, de modo a garantir a solução mais adaptada e personalizada possível.

Não menos importante, é preciso treinar a equipe para lidar com as ferramentas da automação também é importante para conseguir extrair o máximo possível dessa solução.

Quando a automação já estiver fazendo parte da sua loja, não se esqueça de acompanhar, mensurar e comparar os resultados. Por mais que ela seja benéfica por si só, ela sempre pode ser otimizada e fornecer resultados melhores e por isso o acompanhamento é tão indispensável.



ARTIGO DESATUALIZADO PARTE DO TEXTO E IMAGENS REMOVIDOS.  LEIA A NOVA VERSÃO AQUI 

Como:

ARTIGO DESATUALIZADO PARTE DO TEXTO E IMAGENS REMOVIDOS.  LEIA A NOVA VERSÃO AQUI 


Uma falha na relação entre setores prejudica a produtividade e tem consequências no bom desempenho do seu negócio. Por isso, a tecnologia de um sistema de vendas para lojas de varejo é uma grande aliada quando se busca por melhores processos, organização e eficiência nas tarefas do dia a dia.

Esse tipo de sistema, como o da Pronto Sistemas, ajuda o empreendedor a integrar todas as atividades, facilitando o registro das operações, a ordenação e o acesso às informações, a comunicação interna, o cumprimento das legislações fiscais entre outras facilidades. Enfim, minimiza as dificuldades de gestão e simplifica a rotina da loja.

Quer saber um pouco mais sobre a importância de contar com um sistema de vendas? Vamos mostrar as vantagens de adotar este tipo de ferramenta, e como nossa solução otimiza a gestão.


Como o sistema de vendas otimiza a gestão

Como falamos, com um sistema de vendas automatizado, o lojista consegue facilmente administrar todos os aspectos que envolvem um comércio de produtos e serviços. As operações se tornam digitais e ganham um sequência rápida e sem erros de procedimentos.


Frente de caixa

Um sistema de vendas alinhado com a frente de caixa permite registrar com agilidade e armazenar com segurança todas as informações de venda, como itens e valores específicos. Também permite que a emissão de notas e cupons fiscais seja feita seguindo todas as normas legais.


A Pronto Sistemas atende com praticidade a frente de caixa, permitindo que com poucos movimentos se registre a venda – mesmo que seja de muitas mercadorias – evitando filas e atrasos junto aos clientes. Como também está disponível para monitores touchscreen, torna a tarefa ainda mais simples. Além disso, o sistema permite integração direta com balança para casos de venda de produtos por peso ou a granel.

Já sob o aspecto fiscal, permite que a loja esteja perfeitamente adequada às legislações do Estado em que atua, pois emite Nota fiscal eletrônica (NF-e), Nota fiscal de venda ao consumidor eletrônica (NFC-e), SAT Fiscal e Emissor de Cupom Fiscal (ECF). O sistema conta com layouts de todos estes documentos e atualizações constantes para estar sempre em dia com as leis.

Com ele, você ainda pode: realizar a entrada da nota fiscal de compra utilizando o leitor de código de barras para capturar o número da nota e fazer o download da nota diretamente da SEFAZ; enviar os documentos emitidos por e-mail evitando o desperdício de papéis; entregar as informações fiscais direto para o FISCO (por meio do SINTEGRA).


Controle de estoque

O estoque envolve diversos setores de uma loja. Tem o contato com fornecedores e compra de produtos, a logística de entrega e armazenamento, a venda das mercadorias, entre outras ações. Uma falha em desses processos pode vir a prejudicar toda a cadeia produtiva de um estabelecimento comercial — o que fatalmente causará prejuízos.

Um sistema de vendas tornará esse processo mais eficiente. Permite por exemplo, que se organize as mercadorias por cor, tamanho, tipo/característica de produto ou data de validade, mostrando os dados em um único dashboard, inclusive com a localização exata de cada item no estoque (número e direção de armário, prateleira, gaveta etc).

Ainda possibilita cadastrar códigos de barra direto por NF de compra (.xml) ou criar códigos para aqueles não tem a numeração; criar tabelas de preços diferenciadas e gerenciar as trocas/devoluções de produto sem perder o controle das entradas e saídas de produtos e seus respectivos valores.

Com estas informações, o gestor pode fazer um balanço rápido de estoque, sabendo quando deve renovar o estoque, quais produtos estão vencendo, estão em falta e quais têm pouca saída (tudo por meio da leitura dos códigos de barra).

Cadastro de clientes

São muitas as vantagens poder realizar o cadastro de clientes direto no sistema de vendas da loja. A ferramenta torna mais fácil a inserção de dados como nome, CPF/CNPJ, telefone, endereço, data de nascimento e referências de compra, melhorando a comunicação e o relacionamento da loja com estas pessoas.

Estas informações permitem que o lojista consiga entender o perfil de cada consumidor, que pode ser base para promoções personalizadas e para a venda parcelada por crediário, por exemplo. Pode-se consultar previamente estes dados antes da liberação do crédito: pelas informações já registradas, é possível analisar o histórico dos produtos e serviços consumidos, a quantidade de compras realizadas, o tempo que é comprador e se houve situações relacionadas a problemas de pagamento.

Além disso, o sistema também oferece diferente formas de pagamento, que podem ser geradas no boleto, débito automático ou mesmo cartão de crédito. Para facilitar, é feita todas a gestão de crediário, ao fazer a previsão dos recebíveis mensalmente e emitir avisos diários sobre parcelas que estão vencidas ou que estão para vencer, melhorando as possibilidades de cobrança.



ARTIGO DESATUALIZADO PARTE DO TEXTO E IMAGENS REMOVIDOS.  LEIA A NOVA VERSÃO AQUI 

Controle financeiro

Um sistema de vendas consegue integrar os diversos setores da loja criando um canal único de informação. Você tem acesso rápido aos dados, de qualquer hora e lugar e usando diferentes tipos de dispositivos (tablet, smartphone, notebook), e pode monitorar a frente de caixa e de vendas, controlar o estoque e planejar as suas estratégias de mercado.

Ainda é possível visualizar contas bancárias, créditos a receber, saldos a pagar, emitir boletos e controlar comissões. Além disso, fornece relatórios detalhados com informações exatas de todas as atividades, permitindo avaliar o Demonstrativo de Resultados (DRE), Centro de Lucros, Centro de Custos etc. De posse dessas informações fica mais fácil planejar e ajustar o setor financeiro fazendo controle de gastos e reduzindo custos.

Ficou curioso com todas estas vantagens e quer conferir o Sistema na prática? Solicite um teste grátis da ferramenta. 

Se ficou com alguma dúvida, nossos consultores especializados estão disponíveis para uma conversa sobre como o sistema pode ajudar o seu negócio. Fale conosco ou peça uma ligação que entramos em contato. 



ARTIGO DESATUALIZADO PARTE DO TEXTO E IMAGENS REMOVIDOS.  LEIA A NOVA VERSÃO AQUI 



Gostou do artigo? Então siga Pronto Sistemas no Instagram e no Facebook fique a par das novidades sobre tecnologia de sistemas e dicas de ampliação de vendas para seu negócio.




Até a próxima e sucesso.




ARTIGO DESATUALIZADO PARTE DO TEXTO E IMAGENS REMOVIDOS.  LEIA A NOVA VERSÃO AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário