Queima de estoque ainda gera dúvidas para você?
Separamos os principais tópicos que você precisa saber antes de investir nesta ação.
O excesso de peças no inventário, a troca de estação ou meses do ano com baixa em vendas, são ótimas oportunidades para você investir em uma ação para queima de estoque na sua loja.
Para garantir uma máxima eficiência nesta ação, é preciso ficar atento a alguns pontos principais como calendário, público e divulgação. Confira abaixo a lista completa e como agir para cada um dos pontos!
Fique de olho no calendário
Escolher uma boa data, pode definir o sucesso ou o fracasso da sua ação.
Durante o ano, muitas datas comemorativas movimentam o setor varejista, como dia das mães, dia dos namorados e natal. Nestas comemorações é muito comum encontrar promoções em diversas lojas e é durante esse período que o público está mais disposto a adquirir novos produtos.
Possua um sistema para organizar suas promoções e estoque. Conheça aqui um sistema de vendas e gestão completo que cabe no seu bolso.
As datas comemorativas que mais movimentam o varejo são:
Páscoa (entre março e abril)
Dia das mães (segundo domingo de maio)
Dia dos namorados (12 de junho)
Dia dos pais (segundo domingo de agosto)
Dia das crianças (12 de outubro)
Black Friday (última sexta-feira de novembro)
Natal (25 de dezembro)
Além destas datas, onde o cliente está buscando novos produtos e promoções. É preciso ficar atento às baixas de mercado. Um exemplo muito comum é no início do ano, logo após as compras de natal. Neste período, chegam as contas de início do ano como IPTU, IPVA e gastos escolares. Uma oportunidade para a sua loja oferecer uma queima de estoque e dar a possibilidade para esse cliente adquirir novos produtos com melhores preços.
Atente-se também para o seu estoque, verifique como estão os números do seu inventário. Caso algum produto esteja com as vendas paradas a algum tempo, considere uma promoção para movimentar seu estoque e não ter nenhuma perda.
Crie um plano especial de vendas
Planejamento é essencial. Um bom plano de vendas prevê mais oportunidades e ajuda a evitar imprevistos durante a sua ação.
Após observar as datas comemorativas e identificar a possibilidade de uma queima de estoque, é necessário iniciar a organização de toda a ação. Neste momento é importante responder às seguintes perguntas:
- Quais itens farão parte da ação?
- Como será a promoção?
- Qual o tempo de duração da ação?
- Como será a divulgação?
Após responder todos os itens, é de suma importância reunir toda a sua equipe e repassar todas as informações. Um comunicação clara com o time evita ruídos na gestão e previne contratempos durante a sua promoção. O sucesso da sua ação depende de um trabalho em conjunto de todos. Destaque aos seus vendedores a importância de cada um deles para o sucesso da queima de estoque.
Durante o planejamento, observe também pontos como opções de negociação, kits de produto e as suas expectativas para esta ação.
Defina um prazo
Nós já mencionamos a preocupação com o prazo no tópico anterior. Mas devido a importância do tema, dedicaremos um espaço para tratar apenas desse ponto.
Uma queima de estoque de sucesso é uma ação de vendas que deve ter começo, meio e fim bem delimitados. Isso facilita a comunicação para a sua equipe e para o consumidor final. É importante para o time ter alinhado os períodos em que a ação ficará no ar. Desta forma, eles conseguem oferecer melhor os produtos, apresentar mais opções de pagamento e gerar mais vendas.
Para o seu cliente, ter conhecimento destas datas, traz a sensação de que a oportunidade é única e não pode ser perdida. A conveniência de encontrar preços melhores, muitas vezes faz que o cliente aproveite para adquirir mais peças que o planejado. Um benefício para ambas as partes.
Prepare a divulgação
Para que a sua queima de estoque traga resultados, as pessoas precisam saber que ela está acontecendo. Isso parece óbvio, não é mesmo? Então pense em uma campanha de divulgação que encontre o público que você pretende atingir.
A sua loja tem uma comunicação totalmente offline e você quer surpreender quem estiver passando pela rua? Invista na comunicação da vitrine, com cartazes ou adesivos que informam a queima de estoque, a porcentagem de desconto ou os itens na promoção. Se você não tem alguém no seu time responsável pela parte de marketing e publicidade, consulte empresas de comunicação visual da sua cidade. Geralmente essas empresas possuem artes prontas para você escolher e adaptar ao seu negócio.
Quanto tempo a sua promoção ficará no ar? Se você pretende manter a queima de estoque por mais de uma semana, vale a pena investir em folhetos de divulgação, comunicados na rádio e até outdoor. Para cada uma das escolhas disponíveis, é preciso fazer a conta se o investimento valerá a pena. Calcule quanto você quer faturar com a promoção e deste valor quanto quer investir na comunicação.
Veja aqui um guia para ser um bom gerente de loja.
Divulgação online
Se o seu público está online, comunique a queima de estoque nas suas redes sociais, no seu site ou por e-mail marketing. O importante é o seu recado chegar até quem você deseja. Troque a capa do seu facebook, crie banners para o site e prepare uma linha de comunicação para feed e stories no seu instagram. Relembre nas redes sociais que a promoção está acontecendo, publique fotos e vídeos dos itens que estão com desconto e explore as possibilidades que cada ferramenta proporciona.
Caso queira otimizar as suas ações, separe uma verba para impulsionar as publicações e atingir pessoas que ainda não conhecem o seu negócio. Além disso, é importante de redobrar a sua atenção para os comentários e mensagens nas redes sociais do seu negócio. A dúvida de um cliente online poderá se tornar uma venda na loja e ajudar outras pessoas com a mesma dúvida.
Dica extra: Interaja com as pessoas do seu instagram. Existem muitos itens na sua queima de estoque? Utilize as ferramentas disponíveis nos stories como perguntas e enquetes para descobrir o que o seu público quer ver. Desta forma você gera conteúdo personalizado e eficaz, além de criar uma boa comunicação com o cliente.
Escolha o público-alvo
Quem você quer atrair para a sua loja durante a queima de estoque? Muitas vezes a sua campanha engloba todos os produtos da loja. Em outras, a promoção é mais segmentada e exige uma comunicação um pouco mais específica com o público.
Comunicar a promoção para um público que não tem nada a ver com o seu produto, custa caro e – o pior – não traz nenhum retorno. Pense na seguinte situação, você tem uma loja de roupas infantis, mas a promoção será apenas para itens de recém nascidos. As pessoas que já conhecem o seu ponto e frequentam a sua loja, provavelmente já possuem os produtos que você está ofertando. É preciso direcionar a sua comunicação para gestantes e parentes próximos. Utilize campanhas pagas no Facebook e instagram para atingir mais pessoas com esse perfil, crie artes e textos que conversem com essas pessoas e crie conteúdos mostrando como aquelas peças (que estão com um preço ótimo) podem ajudar nos primeiros meses de vida do novo bebê.
Quando você sabe com quem você está conversando, todos os passos do planejamento ficam mais fáceis, a comunicação flui melhor e você atinge as pessoas desejadas.
Saiba AQUI, com dar mais produtividade ao operador de caixa.
Não se esqueça da decoração
Nós já comentamos sobre a importância de comunicar bem a sua queima de estoque. Mas além de atrair clientes para a sua loja, é preciso que eles se sintam à vontade e com uma boa orientação ao chegar para conferir os produtos.
Deixe bem claro no seu ponto de venda como funcionará a sua promoção. Os itens serão demarcados por cores? Terão prateleiras ou araras com peças selecionadas? Apenas um lado da loja estará com promoção?
Apresente essas informações de forma clara e bem visível pela loja. Mantenha a organização do espaço e facilite a circulação dos interessados pelos corredores. Disponha a sua equipe de forma que auxilie os consumidores e sempre tenha alguém para tirar uma possível dúvida.
Depois de seguir os passos que listamos aqui, tenho certeza que a sua loja estará prestes a ter uma queima de estoque de sucesso.
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Até a próxima e sucesso.
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