Produtos sazonais são aqueles que serão consumidos em apenas uma época específica do ano. Isso acontece muito no mercado culinário com panetones, ovos de Páscoa e muitos outros produtos. No ramo do vestuário, isso se dá com o aumento das vendas de roupas, acessórios e calçados na cor branca próximo à época do ano novo.
Independentemente de qual seja o seu segmento no mercado, é preciso levar em consideração a sazonalidade dos produtos. É possível ser lucrativo com estes produtos o ano todo. Quer saber como? Veja as dicas que separamos para você!
Independentemente de qual seja o seu segmento no mercado, é preciso levar em consideração a sazonalidade dos produtos. É possível ser lucrativo com estes produtos o ano todo. Quer saber como? Veja as dicas que separamos para você!
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1. Planeje-se com antecedência
Um bom planejamento é a melhor maneira de conseguir vender produtos sazonais. É preciso ter bem claro que em algumas épocas do ano eles terão maior saída, enquanto em outras o consumo será reduzido. Fazer isso vai ajudá-lo conseguir ter um bom giro no seu estoque o ano todo.
Um bom planejamento é a melhor maneira de conseguir vender produtos sazonais. É preciso ter bem claro que em algumas épocas do ano eles terão maior saída, enquanto em outras o consumo será reduzido. Fazer isso vai ajudá-lo conseguir ter um bom giro no seu estoque o ano todo.
Nem só de chocolate vive o comércio da páscoa por exemplo, o turismo é um dos setores que pode muito se beneficiar da sazonalidade.
Determine se vai manter a venda em quantidade com o tradicional, ou se investir em artigos novos, inéditos e que atiçam a curiosidade e possuem novas abordagens e maior valor.
2. Mude a abordagem
Muitas vezes os consumidores não veem motivos para comprar os produtos fora de época. Então cabe a você criar uma demanda ou necessidade. Quer um exemplo disso? Pensa na venda de sorvetes. Essa ação está muito ligada ao verão, época na qual as temperaturas são maiores, e os sorvetes podem refrescar o público.
Mas existem receitas de sorvete quente, por exemplo, que seriam atrativos para o inverno e em temperaturas mais baixas em outras estações. Essa ideia pode ser muito atrativa para o consumidor. Então, é estratégico fazer um pôster com algumas receitas de sorvete quente e colocá-lo no refrigerador do produto. Desta forma, é possível driblar a sazonalidade do produto e estimular o consumo dele o ano todo.
Muitas vezes os consumidores não veem motivos para comprar os produtos fora de época. Então cabe a você criar uma demanda ou necessidade. Quer um exemplo disso? Pensa na venda de sorvetes. Essa ação está muito ligada ao verão, época na qual as temperaturas são maiores, e os sorvetes podem refrescar o público.
Mas existem receitas de sorvete quente, por exemplo, que seriam atrativos para o inverno e em temperaturas mais baixas em outras estações. Essa ideia pode ser muito atrativa para o consumidor. Então, é estratégico fazer um pôster com algumas receitas de sorvete quente e colocá-lo no refrigerador do produto. Desta forma, é possível driblar a sazonalidade do produto e estimular o consumo dele o ano todo.
3. Incentive compras fora de época
Vale a pena lembrar que algumas pessoas têm o desejo de consumir os produtos de uma época do ano fora dela. Exemplo disso são os panetones e os ovos de Páscoa. Pode ser uma boa estratégia oferecer esses produtos o ano todo para os seus clientes.
Para isso é importante fazer os cálculos e verificar se é ou não interessante ter um pequeno estoque para oferecer esses produtos em diversas épocas do ano. Confira com os fornecedores esta possibilidade, provavelmente eles estarão mais dispostos a negociar os valores fora da época.
As ferramentas para implementação de negócios rentáveis você encontrará nessa página.
Vale a pena lembrar que algumas pessoas têm o desejo de consumir os produtos de uma época do ano fora dela. Exemplo disso são os panetones e os ovos de Páscoa. Pode ser uma boa estratégia oferecer esses produtos o ano todo para os seus clientes.
Para isso é importante fazer os cálculos e verificar se é ou não interessante ter um pequeno estoque para oferecer esses produtos em diversas épocas do ano. Confira com os fornecedores esta possibilidade, provavelmente eles estarão mais dispostos a negociar os valores fora da época.
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4. Ofereça combos
Fazer a combinação de dois ou mais produtos que estão correlacionados em um mesmo kit com um preço um pouco mais acessível quando comparado à soma do valor total dos produtos individuais é uma excelente forma de aumentar as vendas dos produtos sazonais.
Fazer a combinação de dois ou mais produtos que estão correlacionados em um mesmo kit com um preço um pouco mais acessível quando comparado à soma do valor total dos produtos individuais é uma excelente forma de aumentar as vendas dos produtos sazonais.
Ou ainda, fazer a combinação de dois ou mais produtos que estão correlacionados em um mesmo kit com uma embalagem espetacular, transformando-o de produto em presente é outra forma.
Essa estratégia pode ser usada tanto nos meses de alta como na época de baixa. Seja na época da Páscoa, no Natal ou durante o ano, uma maneira de impulsionar a venda dos panetones e castanhas é oferecê-los em um combo. O cliente se sentirá mais motivado a comprar os dois produtos e não apenas um ou outro.
Esse tipo de ação tem por objetivo aumentar o ticket médio de vendas, além de promover os produtos e ajudar a gerar mais fluxo no estoque parado.
Esse tipo de ação tem por objetivo aumentar o ticket médio de vendas, além de promover os produtos e ajudar a gerar mais fluxo no estoque parado.
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5. Invista no visual
Cada data comemorativa do ano tem as suas cores, seus ícones e elementos visuais característicos. Na hora de montar as suas promoções, estes recursos chamarão mais a atenção do consumidor e o estimularão a consumir os produtos que estão presentes no seu estabelecimento, sendo bela elaboração de uma embalagem específica ou uma gôndola/vitrine dedicada ao produtos do momento.
Ao promover os produtos fora da época use as mesmas cores, formas, símbolos e outras coisas que são características do momento de mais procura. Por isso, invista na parte visual, e as promoções terão mais a atenção.
Lembre-se de que, para vender produtos sazonais o ano todo, é preciso contar com as parcerias certas. Desenvolva um bom relacionamento com o seu fornecedor. Só assim será possível fazer negócios que sejam benéficos para os dois lados sem estresse.
Visite nosso site e veja outras formas de apoio gratuito que você pode receber.
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Por: Eder Belletti - Parceiro
Até a próxima e sucesso.
Cada data comemorativa do ano tem as suas cores, seus ícones e elementos visuais característicos. Na hora de montar as suas promoções, estes recursos chamarão mais a atenção do consumidor e o estimularão a consumir os produtos que estão presentes no seu estabelecimento, sendo bela elaboração de uma embalagem específica ou uma gôndola/vitrine dedicada ao produtos do momento.
Ao promover os produtos fora da época use as mesmas cores, formas, símbolos e outras coisas que são características do momento de mais procura. Por isso, invista na parte visual, e as promoções terão mais a atenção.
Lembre-se de que, para vender produtos sazonais o ano todo, é preciso contar com as parcerias certas. Desenvolva um bom relacionamento com o seu fornecedor. Só assim será possível fazer negócios que sejam benéficos para os dois lados sem estresse.
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