ARTIGO DESATUALIZADO
As trocas e devoluções de produtos nas lojas são duas operações indesejadas, mas naturais em qualquer comércio.
A empresa precisa estar preparada com sua política de trocas e devoluções, que irá facilitar a vida de todos e evitará as tensões que eventualmente surgem em processos de devolução de mercadorias, mantendo o seu cliente satisfeito.
Enquanto consumidor, você sempre achou que a loja que não devolve o dinheiro, não esta sendo correta com seu cliente e só pensando em ganhar, certo? Você vai ver a frente que não é só por isso, as dificuldades da legislação, levam as lojas a proceder assim para facilitar o seu trabalho.
Em nossos exemplos, estaremos utilizando os procedimentos para condução do processo de devolução em nosso sistema.
A - DEVOLUÇÃO COM TROCA DE IGUAL VALOR - CAIXA
Proceda com a operação de devolução no caixa, utilizando o botão de DEVOLUÇÃO para incluir os itens a serem devolvidos, acrescentando os novos itens de igual valor e finalizando a venda normalmente. A Operação aparecerá no relatório de caixa e na listagem de operações, controle de comissões, relatório de devoluções, seu estoque será ajustado e a Secretaria de Fazenda Receberá a nota NFCe da troca.
B - DEVOLUÇÃO COM TROCA FUTURA DE IGUAL VALOR – RETAGUARDA ON (GESTÃO)
Proceda com a operação de devolução no RETAGUARDA ON (GESTÃO), utilizando o menu VENDAS, opção DEVOLUÇÃO DE VENDAS. Clique em SALVAR e LIBERAR, imprima o VALE e entregue ao cliente. Quando ele retornar, utilize o vale no CAIXA para realizar a troca. A operação aparecerá no relatório de caixa e na listagem de operações, controle de comissões, relatório de devoluções, seu estoque será ajustado e a Secretaria de Fazenda Receberá a nota NFCe da troca.
C - DEVOLUÇÃO COM TROCA DE MAIOR VALOR - CAIXA
Proceda com a operação de devolução no caixa, utilizando o botão de DEVOLUÇÃO para incluir os itens a serem devolvidos, acrescentando os novos itens de maior valor, receba a diferença do cliente e finalize a venda normalmente. A Operação aparecerá no relatório de caixa e na listagem de operações, controle de comissões, relatório de devoluções, seu estoque será ajustado e a Secretaria de Fazenda Receberá a nota NFCe da troca.
D - DEVOLUÇÃO COM RESTITUIÇÃO DO VALOR PAGO
Este caso é de maior complexidade, não porque o sistema não está preparado para isso, mas porque não há facilidade na legislação para este evento e as empresas preferem criar uma política de não devolução de dinheiro a ter todo esse trabalho.
Uma devolução de produto pelo cliente com recebimento do valor pago, implicaria na emissão de uma NFe de entrada pela própria loja.
1 - Para acertar o estoque e ficar quites com o fisco
- Emita uma NFe de entrada no RETAGUARDA ON (GESTÃO) – Seu estoque será ajustado com o conhecimento da SEFAZ.
2 - Para deixar o fluxo de caixa correto.
- OPÇÃO 1 - Entregue o valor ao cliente, gere uma sangria no caixa e mantenha o comprovante da sangria junto com o movimento no fechamento do caixa. Seu fluxo de caixa será ajustado.
- OPÇÃO 2 - Entregue o valor ao cliente, gere e realize uma despesa no RETAGUARDA ON (GESTÃO). Seu fluxo de caixa será ajustado.
- OPÇÃO 3 - Você pode ainda, criar um procedimento para que o operador do caixa coloque um vale no seu fechamento e posteriormente o departamento administrativo realize as demais operações no RETAGUARDA ON (GESTÃO).
EMISSÃO DE NFe PARA RETORNO DO PRODUTO EM DEVOLUÇÃO QUANDO HÁ RESTITUIÇÃO DO VALOR
Para emitir a NF-e de devolução de produto pelo cliente – não confundir com devolução ao fornecedor -, é necessário preencher alguns campos conforme abaixo:
- ARTIGO DESATUALIZADO
FORMAS DE ACOMPANHAR AS DEVOLUÇÕES
COMISSÕES NO RETAGUARDA ON (GESTÃO)
Caso alguma devolução seja registrada, o menu COMISSÕES apresentará o valor deduzido da comissão de forma integral, respeitado o meio de pagamento utilizado, como no exemplo:
NA LISTAGEM DE OPERAÇÕES DO MENU VENDAS DO RETAGUARDA ON (GESTÃO
A venda apresentará o valor da devolução
FECHAMENTO DE CAIXA EM TODOS OS APLICATIVOS
O fechamento de caixa apresentará o valor da devolução
RELATÓRIO DE PRODUTOS DEVOLVIDOS NO
RETAGUARDA ON (GESTÃO)
RETAGUARDA ON (GESTÃO)
O relatório apresentará a devolução
CONSULTA DE DEVOLUÇÕES PELO RETAGUARDA OF (LOJA)
O RETAGUARDA OF (LOJA) apresentará a devolução
POLÍTICA DE DEVOLUÇÕES
Você vai perceber que, embora sua loja não seja por lei obrigada em muitos casos, a atender um cliente que deseja devolver um produto, um cliente satisfeito, sempre será uma boa propaganda para sua loja.
O que não pode acontecer, é não haver regras claras para devoluções por defeito, arrependimento, tamanho errado de um presente etc. É necessário deixar claro para o cliente como a loja se posiciona em casos de troca de produtos.
Deixe em local visível, normalmente próximo ao caixa, um cartaz informativo, uma observação na NFCe, ou mesmo um folheto entregue junto com o produto. Neles devem constar as regras e prazos a serem seguidos para devoluções.
Um procedimento importante é cobrar a presença da DANFE da NFCe ou do Vale presente em que constará o número da venda principalmente em casos de defeito. em casos de devolução com restituição de valores, você precisará dessa chave para a nota de entrada.
A troca e devolução de produtos pode deixar de ser um transtorno, e passa a ser uma oportunidade de fidelizar, o até gerar uma venda maior.
Uma venda, ou uma troca para um presenteado, não significa apenas uma transação positiva, mas uma abertura de relacionamento com um cliente que poderá voltar, adquirir outros produtos e divulgar sua marca.
E O QUE DIZ A LEI
ARTIGO DESATUALIZADO
Quando há defeito
Quando não há defeito?
ARTIGO DESATUALIZADO
Consulte seu contador antes de criar ou realizar qualquer política ou operação.
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Até a próxima e sucesso.
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