sábado, 23 de fevereiro de 2019

Bobinas térmicas para notas fiscais, são todas iguais?



Artigo desatualizado, imagens e parte do texto removidos. veja a nova versão AQUI.





As pessoas normalmente estão bastante familiarizadas com papel térmico em função de receber o cupom das notas fiscais nas suas compras e os comerciantes para colocar as bobinas nas impressoras, mas mesmo assim, a maioria não consegue distinguir a diferença entre um bom papel e o de qualidade inferior.



A fama da nota que “apaga rápido”, se generalizou exatamente pelo desconhecimento de que a que apaga rápido, foi impressa em papel de péssima qualidade.

Papéis térmicos são aqueles que recebem um revestimento em sua superfície que os torna sensíveis ao calor. Com isso, a impressora não requer tinta. A impressão é o produto da reação entre os componentes químicos do revestimento e o calor.



Por outro lado, impressoras apresentam problemas reincidentes de má impressão, por sujeira em seus mecanismos, proveniente de camadas de má qualidade do papel.

O papel térmico comum, utilizador nas bobinas de notas fiscais, estacionamentos e recibos do varejo, é composto das seguintes camadas:




Caso o papel térmico também seja autoadesivo para uso em balanças, haverá ainda a camada de adesivo e forro.



A impressora térmica, possui uma “cabeça” que aquece os pontos sobre o papel térmico, fazendo a reação da camada térmica acontecer, e assim apresentar a impressão.

O papel térmico pode ainda variar em cor, durabilidade da impressão, resistência, com revestimento superior ou sem.


Cor

Embora a grande maioria das bobinas de papel térmicos encontradas no mercado sejam 


Durabilidade da impressão




Resistência



Com revestimento superior ou sem

Papeis sem barreira são mais sensíveis à impressão, contribuindo na diminuição da vida útil da sua impressora por excesso de aquecimento


Uniformidade

Uma bobina de papel térmico de baixa qualidade possui uma camada térmica pouco uniforme. O resultado disso é uma impressão com buracos e falhas que atrapalham a leitura e não passam uma boa impressão ao cliente.

Como resumo, temos a velha máxima de que o barato pode sair caro.



Até a próxima e sucesso.



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