terça-feira, 10 de setembro de 2019

Cuidado com os boletos e contas falsas





Apesar de ser um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil, o boleto bancário que é prático, simples e acessível para todos, até para aqueles que estão sem crédito na praça, não é o método mais seguro hoje de pagar suas contas ou fazer compras online. Muitos pagam ainda suas contas de energia, água, telefone e etc. nesse formato, que utiliza basicamente um código de barras para determinar as informações do pagamento.

Quadrilhas se especializaram em clonar boletos e enviam o boleto falso normalmente por vias alternativas como e-mail, SMS ou WhatsApp ou até mensageiros, mas podem utilizar também vias oficiais como os correios. É muito importante ficar atento ao receber o documento por esses meios. Nunca pague cobranças que chegam por e-mail ou pelos correios sem verificar a sua veracidade antes. Visualmente eles são idênticos aos originais e por isso você não vai desconfiar. Mas com informações alteradas, levarão seu dinheiro diretamente para a conta dos criminosos. O prejuízo será dobrado, porque ainda terá que pagar a conta pendente.

Possua um sistema para organizar suas promoções e estoque. Conheça aqui um sistema de vendas e gestão completo que cabe no seu bolso.

Como sempre, o conhecimento é seu maior aliado, entenda as informações básicas de um boleto e tome alguns cuidados para que isso não aconteça, e vamos mostrar a seguir algumas dessas práticas que podem evitar que seu dinheiro seja perdido.

O primeiro cuidado a tomar é nunca entrar nos sites dos bancos e prestadoras, por páginas de buscas como o Google por exemplo, o que pode direcioná-los a endereços falsos. Se precisar de uma segunda via, copie o endereço da instituição de uma conta anterior.

Deposite um pouco de sua atenção ao código de barras. Em um boleto autêntico, o código de barras que aparece na região superior do documento deve ser o mesmo que aparece na parte inferior. Desconfie se o documento não for detectado por leitura ótica ou se alguma barra do código estiver ausente. Caso isso ocorra, é aconselhável entrar em contato com a empresa a qual a dívida se refere.

Os números que utilizamos para digitar quando não possuímos um leitor de código de barras a mão e que o é formada por 47 ou 48 dígitos separados em 5 grupos é chamada exatamente de Linha Digitável. É preciso conhecer e entender esta linha numérica que aparece normalmente no alto do boleto. Caso você escaneie o boleto ou a conta, com um leitor de códigos de barras, poderá ver um número diferente da linha digitável, já que serão desconsiderados alguns códigos utilizados para ajudar a suprimir os erros de digitação entre outras coisas.
Reprodução Techtudo



Os três números iniciais indicam o código do banco emissor, de acordo com tabela da Febraban e é esse um dos principais pontos a serem verificados para determinar a veracidade do documento. Verifique se realmente o código é o do Banco emissor. Um Boleto do Banco do Brasil sempre começará com 001, Itaú com 341, Bradesco com 237, e os da Caixa com 104. Na dúvida, verifique um documento anterior.

O quarto número representa o tipo da moeda: 9 para o Real e 0 para outras moedas.

Os 25 números seguintes, são definidos pelo banco emissor. Cada instituição pode usá-los como preferir. Geralmente, eles trazem informações sobre a pessoa ou empresa cobradora, número da agência, número identificador do boleto, etc.


O número, que fica isolado em um campo, é o dígito verificador. Ele é gerado a partir do cálculo dos números anteriores e tem a função de garantir que os códigos estejam todos corretos;

Os quatro números que aparecem depois do dígito verificador representam a data de vencimento. Este número é um código gerado a partir da quantidade de dias desde a data-base estipulada pelo Banco Central: 7 de outubro de 1997. É também chamado de Fator de Vencimento. Apesar de ser uma data, você não conseguirá entender dessa forma. Vamos dar um exemplo: Para um conta com vencimento na data em que este artigo está sendo escrito, ou seja 10/09/2019, o código apresentado neste campo seria 8080.

Saiba AQUI, com dar mais produtividade ao operador de caixa.

E para finalizar, os dez últimos algarismos indicam o valor do documento sem desconto. Por exemplo: Para um boleto com valor de R$ 90,00, o final será: 0000009000.

O Valor do documento é outro fator que auxilia muito na identificação de documentos falsos, verifique se o valor na linha digitável é igual ao campo Valor Documento, e principalmente se é o mesmo valor que sempre é pago. Muitos estelionatários, conseguem os dados de suas vítimas, mas não os valores exatos das dívidas.

Boletos falsos costumam conter erros de português e de formatação, não apresentando os dados completos da empresa que deveria receber o pagamento. Sempre verifique se o boleto contém informações como data de vencimento, CNPJ e nome da empresa. Diferenças do habitual nessas informações são um forte indicio de fraude.

Até a próxima, saúde e sabedoria.

Gostou do artigo? Então siga Pronto Sistemas no Instagram e no Facebook fique a par das novidades sobre tecnologia de sistemas e dicas de ampliação de vendas para seu negócio.

Siga também a EDS Marketing no Instagram e no Facebook e não perca nenhuma postagem sobre marketing digital!

Até a próxima e sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário