quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Quer melhorar as vendas da sua loja?



Pequenos e médios empreendedores precisam lidar com todas as dificuldades de seus respectivos ramos, além da concorrência das empresas de grande porte. E para conseguir se destacar em um mercado cada vez mais acirrado, o conhecimento sobre o desempenho de cada setor de seu negócio pode fazer toda a diferença. No artigo a seguir, serão abordados assuntos fundamentais para garantir o sucesso de qualquer empresa. Além disso, serão expostos alguns cuidados que os empreendedores precisam tomar para assegurar a sua margem de lucro em um período de instabilidade financeira.

Na primeira parte desta publicação, a importância de uma vitrine bem elaborada será defendida com dicas e números, os quais comprovam que algumas medidas simples podem aumentar as suas vendas de maneira impressionante.

Na sequência, a temática será a divulgação de promoções. Muitos empresários ainda não se deram conta do poder que as novas mídias têm e como essa influência pode ser utilizada a favor dos seus negócios.

Depois, as ações e estratégias de marketing serão discutidas para mostrar como a propaganda pode impulsionar qualquer negócio, independentemente de seu tamanho.

O planejamento do estoque de uma empresa também possui um espaço destacado nesse e-book, da mesma forma que as informações, abordando os meios de pagamento e das novas possibilidades deste setor.




A IMPORTÂNCIA DA VITRINE


A vitrine de um estabelecimento comercial tem o objetivo de atrair a atenção das pessoas e incentivá-las a entrar e comprar alguns produtos. De acordo com informações publicadas no Portal G1, cerca de 80% dos desejos de compra do consumidor acontecem em função da vitrine, sendo esta a primeira e a mais importante forma de venda da loja.




Com uma técnica apurada e muita criatividade, é possível criar uma vitrine interessante em todas as lojas. De acordo com levantamento do Point Of Purchase Advertising Institute (POPAI), 71% das decisões de comprar algum item acontecem dentro da loja. Consequentemente, a vitrine faz parte deste espaço, o que significa que ela tem influência direta no despertar do interesse dos consumidores ao expor os itens da loja, as promoções, revelar o estilo e a média dos valores cobrados naquela loja. Além disso, um estudo feito pelo Sebrae de São Paulo indica que uma pequena melhoria nos elementos visuais, como por exemplo, fachada, iluminação, organização interna e sobretudo, na vitrine, podem representar um crescimento de 12% até 40% nos negócios, sendo que na maioria dos casos, sem haver a necessidade de gasto financeiro.


Conforme a pesquisa, a percepção visual é a base de qualquer incentivo para tentar atingir o seu consumidor. E evidentemente, todo empreendimento que pretende se destacar do mercado precisa iniciar tomando cuidado para que essa primeira impressão seja eficiente. Desta maneira, as vitrines podem ser consideradas um dos fatores que fazem parte da comunicação integrada de uma loja, já que seu plano visual deve ser equivalente a todas as outras iniciativas de publicidade feitas para as mídias da loja. O ideal deve ser elaborar uma espécie de conjunto temático, que deve servir de referência para a criação das peças de propaganda, catálogos, coleção, encartes, materiais de promoção do endereço do estabelecimento e ainda a construção da decoração das vitrines. Conforme a especialista Sylvia Demetresco, em seu livro Vitrine – Construção de Encenações, a vitrine é um tipo de expressão discursiva que não se limita somente à comunicação da filosofia da loja, mas envolve também uma marca textual de um ambiente, no qual o produto começa a existir por se colocar em relação com os que o percebem. Desta maneira, ocorre a construção de uma encenação repleta de significado.


DIVULGANDO PROMOÇÕES

Em determinados meses, especialmente no começo do ano ou em datas comemorativas, quem circula por shopping centers ou ruas comerciais consegue notar as promoções que se espalham por todo o comércio. No entanto, apenas diminuir o preço dos produtos sem nenhum critério ou disponibilizar prêmios só porque os seus concorrentes estão fazendo isso não costuma ser eficiente. De acordo com informações da Associação de Marketing Promocional (Ampro), é necessário definir um objetivo para a sua promoção e calcular o impacto nas finanças da sua loja que esse processo pode trazer.




Com um plano acertado, objetivos definidos e a ajuda das novas mídias para divulgar as ofertas aos seus clientes, a promoção pode ser um elemento primordial e barato para quem os empreendedores divulguem suas marcas, produtos e até para elevar as suas vendas.


Qual técnica utilizar para divulgar a sua promoção?


Colocar propaganda em jornais ou revistas de grande circulação é uma estratégia bastante cara para uma empresa de pequeno ou médio porte e pode nem dar o retorno esperado. Desta forma, antes as lojas se restringiam em divulgar as suas ofertas com cartazes em suas vitrines ou apenas alguns anúncios nos veículos de comunicação locais. No entanto, a tecnologia tem revolucionado essa situação e auxiliado os negócios a achar maneiras mais em conta de se entrar em contato com o público-alvo.


Os links patrocinados, anúncios que ficam ao lado ou acima do resultado das pesquisas nos sites de buscas, ganharam bastante popularidade entre os empresários que têm interesse na publicidade virtual. Uma das vantagens é que esses sites cobram apenas pela quantidade de cliques nos links e não pela quantia de exibições. E isso possibilita que as lojas compreendam se os seus anúncios são atraentes e gastem somente quando os clientes ficam interessados nos itens ofertados, além de ser possível direcionar a exibição só para moradores de uma cidade ou bairro específico.


Outras ferramentas já possibilitam divulgar as promoções para quem está em certa região, elevando as possibilidades de o cliente se dirigir imediatamente para a loja. As mídias sociais também se tornaram uma alternativa eficiente e barata para anunciar promoções, existindo a chance de comprar anúncios no Facebook e Instagram chamar a atenção de mais pessoas. Vale lembrar que os estabelecimentos comerciais ainda têm a oportunidade de publicar sem gastar nada nessas mesmas redes sociais. Conforme um estudo da Ampro, cerca de 82% empresas já utilizaram as redes sociais para anunciar as suas promoções.

Vale citar também dados do site Busca Desconto, que apontam que 40% dos usuários do Facebook curtem páginas de empresas somente para serem informados a respeito de descontos e promoções. Ao anunciar as suas ofertas de maneira direcionada ou em seus perfis nas redes sociais, os empreendimentos não se limitam a se comunicar apenas com os seus seguidores, já que têm a oportunidade de alcançar um grupo maior de pessoas, caso seus seguidores achem que a promoção é atraente o suficiente para ser compartilhada com seus amigos.


AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Muitos empreendedores têm o hábito falho de mesclar, sob uma mesma definição, ações e estratégias, causando muitas vezes uma confusão entre estratégia de negócio com a ação para promover o seu empreendimento. Essa falha evita que os envolvidos no ramo consigam desenvolver uma visão acertada sobre o encadeamento de processos e de suas prioridades.


Estratégia de marketing

As estratégias de marketing estão relacionadas ao que o setor de marketing necessita realizar para prestar auxílio à estratégia de negócio da empresa. Geralmente, é feito um documento que é o plano de marketing , alinhado aos intuitos e estratégias de negócio, que atua como uma espécie de guia para o setor de marketing realizar as suas ações. Para se determinar uma estratégia de marketing, é necessário questionar o seguinte:

Qual é a função do marketing para concretizar as estratégias de negócio da companhia?

Quais as campanhas e iniciativas o marketing precisa realizar para desempenhar a sua função?

Qual será o alvo de todas essas campanhas?



 
Ações de marketing


As ações podem ser consideradas um nível abaixo e determinam os mecanismos que devem ser usados para colocar a estratégia em prática. Para não se perder a visão do negócio e nem o foco do seu objetivo, o marketing deve inserir ferramentas que auxiliem a conexão e o alimento de estratégias e ações, conforme os planos traçados pela empresa. Para ter sucesso nesse planejamento, deve ser feito um programa em três fases: planejamento da campanha, entregas de marketing e ações. Fica evidente que as soluções de automação de marketing podem fazer toda a diferença para a sua equipe de marketing se empenhar mais em um aspecto de estratégia e oferecer informações de grande valia para agilizar os ajustes das suas respectivas campanhas.


O PLANEJAMENTO DO ESTOQUE

É essencial que as empresas contem com uma boa administração do seu estoque, o que também passa por fazer um planejamento para esse setor. No varejo, é necessário compreender que manter em estoque todos os itens que os clientes possam desejar é fundamental para alcançar um bom faturamento no fim do mês. Já no que se refere às indústrias, é necessário possuir estoques de matérias primas para assegurar vendas ao longo das etapas de picos, como por exemplo, as datas comemorativas.

Por isso, administrar bem o estoque significa cumprir com os seus prazos para entregas conforme o combinado. E isso eleva a confiança dos clientes, assegura um fluxo de receita e, obviamente, ajuda a crescer o seu faturamento. Basicamente, o estoque existe e é calculado para reduzir o risco da sua empresa não contar com os produtos desejados por seus consumidores em função de imprevistos, como algum problema com o seu fornecedor, demora na entrega ou até mesmo uma encomenda que não fazia parte dos planos.

Como a própria descrição já entrega, o estoque tem a função de passar mais segurança para que o empreendimento não perca e nem atrase vendas de determinado item, ou seja, deve possuir uma quantia extra de certos produtos para que nunca ocorra a falta em seu estoque Quais as vantagens de contar com um planejamento de estoque? Realizando um planejamento para o seu estoque, o empresário tem segurança para:

  • Respeitar os prazos de entregas, mantendo a qualidade de serviço e assegurando a satisfação do seu consumidor;
  • Deixar o seu fluxo de produção intacto;
  • Ficar livre de despesas extras, como a necessidade de contratar colaboradores temporários ou pagar taxas mais elevada sem função de entregas de última hora;
  • Diminuir as despesas de armazenamento, pois se há a ideia exata da quantidade de material estocada, não vai cometer nenhuma falha;
  • Dificultar o acúmulo de itens perecíveis ou sazonais, que pode gerar um prejuízo em longo prazo;
  • Garantir o acesso de capital para investimento em setores necessários para a evolução da sua companhia.
Saiba mais sobre os diferentes tipos de notas fiscais.

No entanto, é bom ter noção de que nem todos os seus itens precisam ter esse mesmo cuidado, uma vez que alguns produtos são imprescindíveis para a sua loja e não há porque se dar o risco de não tê-los em estoque. Outros elementos são menos procurados; logo, possuem menos importância. Sendo assim, você precisa encontrar um denominador comum entre as vendas e o seu estoque e, para cobrir essa lacuna, um bom planejamento é fundamental. Por isso, economize seus espaços e recursos para os produtos que têm uma procura frequente e, consequentemente, são vitais para o sucesso do seu negócio. Realize um planejamento de estoque detalhado e eficiente para chegar às melhores opções sempre.


AS VANTAGENS DO NOSSO SISTEMA

O nosso sistema possui um método para vendas e administração de lojas que garante ao empreendedor realizar suas vendas com produtividade, adaptar-se à legislação vigente, verificar o desenvolvimento da loja, checar os produtos em estoques e ainda monitorar a situação financeira. Além disso, todos esses dados são sincronizados virtualmente, o que possibilita ao empresário efetuar a administração de qualquer lugar por tablet, computador ou mesmo smartphone.


  • Administração melhorada - Um empreendedor necessita administrar as vendas, verificar o estoque de seus itens e ficar atento às contas para pagar e também receber. Desta forma, o objetivo do nosso sistema é auxiliar o dono de uma loja a gerenciar da maneira apropriada o seu negócio.
  • Lojas não podem parar de vender - Quem adere ao nosso sistema segue realizando as suas vendas mesmo quando o seu computador encontra alguma dificuldade para se conectar com o servidor, seja por problemas na sua rede local ou porque a internet caiu.
  • Caixa de alta produtividade - Nenhum consumidor tem paciência para ficar preso em filas esperando para receber atendimento. Por isso, a frente de caixa do nosso sistema foi projetada para exigir a menor quantidade de cliques e conceder mais agilidade ao operador.
  • Diferentes tipos de produtos - O nosso sistema está alinhado com vários tipos de estabelecimentos comerciais. Sendo assim, os produtos podem ser controlados por diversas alternativas, como, por exemplo, tamanhos, cores e números - enfim, de acordo com o interesse do empreendedor.
  • Controle de estoque da sua loja - É fundamental realizar um planejamento a respeito dos produtos em estoque da sua loja. Por isso, o nosso sistema garante que o empreendedor estará sempre bem informado sobre os itens que estão perto de acabar nas prateleiras e até mesmo no estoque para que possa solicitar a reposição, impedindo que algum produto falte na loja.
  • Acompanhar a situação das financeiras - Através do nosso sistema, o empreendedor se mantém atualizado a respeito da quantia que tem para receber dos consumidores e as despesas que devem ser quitadas com seus fornecedores. Tudo isso organizado por categorias e com relatórios completos.
  • Resumo das vendas do dia anterior antes de sair de casa - O nosso sistema facilita a vida do gestor da loja enviando por email um resumo do movimento da loja no dia anterior. Informação atualizada sobre o desempenho e de forma automática!
  • Acesse de onde estiver - Tenha acesso aos dados da sua empresa a qualquer momento e de qualquer lugar. Além do computador, o nosso sistema funciona também no tablet e no smartphone.

Quer saber como trazer toda essa expertise para a gestão do seu negócio? Entre em contato conosco e conte com a nossa experiência a favor da sua empresa! Ou teste gratuitamente nosso sistema por 7 dias.


64 AÇÕES PARA AUMENTAR AS VENDAS

Campanhas promoções, parcerias e eventos, são ações para aumentar as vendas.São formas de identificar alguém que está passando pela sua loja, transformá-lo em seu cliente e que sabe, em um defensor da sua marca.

Você como todo empresário brasileiro hoje, está precisando ampliar as vendas e a essa altura do campeonato, provavelmente já leu tanto sobre o assunto, que pode ter ficado saturado de informações e indeciso quanto ao que fazer.

Resumindo tudo isso, para ter certeza em que tipo de campanha promoção, evento ou outra ação investir, é preciso saber o requinte:

Cliente: Quem é seu cliente? Entender as características da maioria de seus clientes, como idade, gênero e etc, e direcionar as ações para eles. Esse é seu público

Objetivo: Saiba que resultados busca atingir na ação escolhida. Digamos que busque vender 100 unidades de determinado produto, então, precisará identificar uma campanha ou promoção, que possa lhe resultar nisto. Se seu objetivo for trazer clientes para a loja de uma forma geral, a ação seria outra.

CAMPANHAS

Ações planejadas com objetivo, público-alvo e prazos determinados
AMOSTRA GRÁTIS – Consiste em oferecer gratuitamente uma pequena unidade de um produto.
APRESENTE UM AMIGO – Ofereça vantagens para incentivar seus clientes a trazerem amigos para comprar na sua loja.
ARRISQUE A SORTE – Desafie seu cliente a tentar a sorte na hora de pagar a conta.
BALÃO DA SORTE – Coloque vários balões pendurados, contendo papéis com porcentagens de descontos, e de acesso aos balões aos clientes que comprarem a partir de determinado valor.
BOLINHAS DA SORTE – Coloque um grande recipiente de vidro repleto de bolinhas coloridas. Aquele cliente cujo palpite mais se aproximar da quantidade real de bolinhas ganha um prêmio. De acesso ao recipiente aos clientes que comprarem a partir de determinado valor.
BRINDES – O Brasileiro é fascinado por brindes. Ofereça objetos de preferência co alguma utilidade, mesmo que seja apenas seu contato como ímã de geladeira, e aproveite para estampar a propaganda e possivelmente também do produto. Neste último caso, entre em contato com o fornecedor do produto e sugira o pagamento integral ou verba compartilhada para a elaboração dos brindes.
COMPRA INSTINTIVA – Coloque produtos de desejo ou de conveniência como doces e pilhas no caminho ou no caixa para que o cliente lembre de uma necessidade ou realize uma compra instintiva.
CONCURSO – Crie uma competição. Alguns tipos de concurso: Escreva uma sugestão para nossa loja / Os vinte primeiros clientes que ...
CONQUISTE O DESCONTO – Desafie o cliente a fazer algo curioso dentro da loja, ou apresentar uma ótima sugestão de melhoria para ganhar um desconto.
CULTURAL – Associe suas promoções a atividades culturais.
CUPOM – É um cartão que oferece um desconto no preço de um determinado produto.
DATAS COMEMORATIVAS – Não deixe de aproveitar as tradicionais datas que são comemoradas por todos, principalmente as que necessitam de entrega de presentes, compras de roupas e etc..
DEGUSTAÇÃO – Consiste em oferecer gratuitamente uma pequena porção de um produto, para ser degustada pelo cliente.
DIA DO PROFISSIONAL – Praticamente todas as profissões são homenageadas em algum dia do ano.
ECOLÓGICAS – Aproveite esse movimento mundial para realizar promoções.
ESPORTIVA – Aproveite competições e finais de campeonatos, para trazer os clientes para aa loja ou vender produtos específicos.
ESTAÇÕES DO ANO – Aproveite as estações do ano para fazer promoções especiais.
EVENTO – FEIRAS – Excelente oportunidade de se colocar o consumidor em contato com seu produto.
EVENTO – FESTIVAL – Escolha uma linha de produtos e realize verdadeiros festivais de ofertas.
EVENTO – GRANDE CIRCO – Atrações circenses na frente da loja atraem bastante público para conhecer suas ofertas.
EVENTO – SALÕES – Semelhantes às Feiras.
FAIXA ETÁRIA – Ofereça descontos ou ofertas especiais para os clientes que tenham determinada idade.
FIDELIDADE – Através de cadastros, cartelas, selos, cartões ou outros recursos.
GRÁTIS – Palavra mágica. Ofereça algo grátis somente se o cliente tiver a certeza de que realmente está ganhando algo, que não está pagando de outra forma.
HORA H – Realize promoções relâmpago.
JOGOS DE SORTE – Desafie o cliente a apostar o desconto.
LANÇAMENTOS – Promoções para vender novidades ou produtos recém– chegados.
MÍSTICAS – Coloque na sua loja, profissionais que possam ler sorte, joguem tarô, façam horóscopo etc.
NOVO HORÁRIO – Conquiste uma nova clientela estendendo o horário de funcionamento do seu estabelecimento.
NÚMERO VENCEDOR – O cliente de número 100, 1.000, 10.000 que entrar na sua loja ganha um prêmio. Mas para que tenha efeito real em todos os clientes, mantenha isso divulgado constantemente e crie uma forma de controle factível ao cliente, como o número do pedido ou da nota fiscal.
ORÇAMENTO MAIS BAIXO – Cubra a oferta do seu concorrente.
PAGAMENTO PARCELADO – Facilite o pagamento em parcelas para o cliente.
PRÊMIOS – Vantagens ou presentes concedidos ao consumidor.
QUADRA DE ASES – Associe jogos de cartas a descontos ou vantagens e jogue com o cliente.
ROLETA DA SORTE – Na hora de pagar o cliente gira uma roleta para tentar a sorte e ganhar uma vantagem adicional.
SELOS – O consumidor coleciona selos ou embalagens para serem trocados por um prêmio.
SELOS 2 – O cliente encontra produtos com selos de desconto espalhados pela loja, é uma ótima estratégia que leva a compra de outros produtos que acabam sendo vislumbrados pelo cliente.
SORTEIO – Crie uma urna para o cliente depositar um cupom, uma parte da nota, ou um pedido de venda. Você estabelece um prêmio para ser sorteado entre os participantes, que deve estar exposto ou amplamente divulgado.
VALE-BRINDE – É uma pequena peça que é colocada junto ou na própria embalagem de um produto.
VELHO X NOVO – Ofereça um desconto ou outra vantagem aos clientes que trouxerem o produto antigo e levarem o novo.
VOLUME – Estabeleça um determinado valor e ofereça brindes ou vantagens nas compras acima deste valor.


As ferramentas para implementação de negócios rentáveis você encontrará nessa página.

PARCERIAS

Ações estratégicas buscando ampliar o alcance da sua divulgação.
CLIENTE - PAINEL DE TROCAS – Coloque um quadro para os clientes afixarem pequenos anúncios ou cartões de visita.
PARCERIA – FORNECEDORES – Procure fazer acordo com seus principais fornecedores para obter apoio em promoções.
PARCERIA – PARCEIROS – Faça parcerias com outros comerciantes do bairro.
PARQUE DE DIVERSÕES – Atrações de parques de diversões podem ser instaladas na sua loja.
PERSONALIDADES – Contrate personalidades para atrair público para sua loja.

PROMOÇÕES

Ações baseadas na redução de preço para aumento de competitividade ou ampliação das vendas em períodos determinados.
ANIVERSÁRIO DA LOJA – Ofereça preços ou condições especiais por ocasião do aniversário estabelecimento comercial.
ANIVERSÁRIO DO CLIENTE – Ofereça uma vantagem ou um desconto aos aniversariantes do dia.
COMPRA CASADA – Na compra de um determinado artigo, você oferece outro como brinde ao cliente.
DESCONTOS – Essa é fácil, redução de preços.
LEVE 3 PAGUE 2 – Venda 3 pelo preço de 2.
LEVE AGORA, PAGUE DEPOIS – Comprando agora você só paga em ….
OFERTA DO DIA – Escolha um produto ou um artigo e coloque-o em oferta nesse dia.

VALOR AGREGADO

Ações que buscam imbuir no cliente a percepção que o produto comprado tem valor e não preço, porque vem acompanhado por uma série de serviços diferenciados e que pedem lhe trazer segurança e confiança.
CLIENTES ESPECIAIS – Cadastre-os e ofereça algo a eles.
DEMONSTRAÇÕES – É através delas que o consumidor tem seu melhor contato com o produto.
EMBALAGEM ECONÔMICA – Faça lotes dos mesmos artigos em quantidades que atraiam os clientes.
ENTREGA GRÁTIS – Ofereça ao cliente a entrega gratuita.
FOTO CENÁRIO – Faça um cenário com desenhos de personalidades.
GARANTIA – Ofereça garantia para os produtos que você vende.
SERVIÇO ESPECIAL – Ofereça serviços adicionais aos seus clientes.
TREM DA ALEGRIA – Utilize um carro com alguns vagões coloridos para transportar as pessoas gratuitamente até sua loja.
ORÇAMENTO GRÁTIS – Este é um serviço que ajuda muito na conquista de clientes.


OUTROS

Ações que não visam lucro diretamente ou imediato, mas que são importantes para o negócio.

SOLIDARIEDADE – É o tipo de ação que não visa o lucro, mas acaba de alguma forma fortalecendo a marca, quando você realiza campanhas em benefício da comunidade, instituições de caridade, ou até ações sociais individuais com o apoio na orientação de quem está em busca de em emprego.

ATENÇÃO – Fique atento ao que se passa ao seu redor. Fisicamente no bairro, na cidade, no país e no mundo ou no que não é palpável como o mercado, seu setor e a economia.



CONCLUSÃO

Todo o pequeno empresário enfrenta dificuldades para manter o seu negócio funcionando e obter uma margem satisfatória de lucros.

E esses problemas podem ser agravados pela falta de informação no monitoramento de vendas, no planejamento de estoque, desconhecimento de questões contábeis, financeiras ou até mesmo tecnologia. Mas, o uso de um programa de automatização de processos faz toda a diferença neste ramo, mesmo que ainda não seja algo muito difundido entre as micro e pequenas empresas brasileiras.

A verdade é que ao automatizar a gestão financeira da sua loja a fim de conseguir maior controle de receitas e receitas, o empreendedor também pode encontrar facilidades em outros aspectos, como a geração de notas e controle financeiro, tudo isso através de um software acessível de qualquer lugar e a qualquer momento.

Desta maneira, ao aderir à utilização do nosso sistema, o dono da loja vai se deparar com uma verdadeira revolução na gestão de seu negócio. Todos os procedimentos serão realizados de forma prática e eficiente, concedendo mais tempo para a tomada de decisões e a análise do desempenho de vendas!

Use a tecnologia a favor da linha de frente, mas se atente ao que realmente pode agregar valor ao trabalho. A dica para não errar é o uso de um software de automação. Essa ferramenta adiciona produtividade ao operador de caixa, eliminando possibilidade de erros humanos e lances repetitivos que tomam o tempo sem dar resultados efetivos.


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Até a próxima e sucesso

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