sábado, 9 de março de 2019

5 tendências de consumo no varejo que você precisa conhecer



 
O mundo muda de tempos em tempos e o comportamento de compra acompanha essas mudanças se reinventando, aderindo a novos conceitos e até mesmo reciclando antigas tendências de consumo.

Com os constantes avanços em tecnologia e a implementação de aspectos como aplicativos mobile, redes sociais, realidade virtual, e-commerce e softwares na vida do consumidor moderno, sua perspectiva sobre o mercado tende a evoluir constantemente.

No artigo de hoje mostraremos algumas das principais tendências de consumo no varejo que se tornarão ainda mais populares nos próximos anos. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

 

1. Redes sociais

Não é nenhuma novidade que as redes sociais têm conquistado a cada dia mais usuários ao redor do mundo e que estão mudando a forma como as pessoas se comunicam e buscam informações e entretenimento.

Esse fator tem contribuído diretamente com a forte presença das empresas no ambiente digital, levando-as a criarem páginas e contas nas mais variadas redes sociais, com o intuito de expandir seus canais de atendimento e melhorar a sua relação com o cliente.

Por isso, podemos afirmar que as redes sociais são uma tendência de consumo que se tornará cada vez mais forte na vida das pessoas nos próximos anos.


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2. Omnichannel

Como afirmamos no tópico anterior, o relacionamento empresa x cliente e as compras no ambiente digital por meio de e-commerce, redes sociais e smartphones tendem a continuar crescendo no decorrer dos próximos anos. Isso significa que as empresas terão cada vez mais canais de atendimento para administrar, não é verdade?

Por isso, a implementação da estratégia omnichannel, que permite a unificação de todos os recursos de comunicação da empresa em um único sistema, terá cada vez mais adesão dos gestores empresariais.

O fato de tal recurso estar se tornando acessível, alinhado à mudança no comportamento do consumidor moderno, tem despertado o interesse de empresários dos mais variados portes e segmentos comerciais.

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3. Transparência e qualidade

Você já notou que no mundo das mídias digitais praticamente tudo pode ser avaliado, por meio de curtidas ou negativadas? Todo o conteúdo que está disponível na internet é constantemente classificado pelos usuários.

De forma direta ou indireta, isso acabou colaborando com uma das novas tendências de consumo em que o usuário sabe que tem poder de decisão sobre suas compras e que a sua opinião é importante para as empresas.

Isso significa que, para sobreviver no mercado atual, os empreendimentos estão cada vez mais preocupados em otimizar a qualidade de seus serviços e produtos, pois sabem que  transparência é um dos pré-requisitos a serem bem avaliados pelos clientes.

Além disso, o consumidor moderno está habituado com a interação dinâmica que as redes sociais e os blogs oferecem, com seus comentários respondidos com agilidade. É outro fator que tem contribuído com melhorias no atendimento, já que o cliente atual é muito mais exigente.

 

4. Mobilidade nos pagamentos

O pagamento por meio de aplicativos de dispositivos móveis como tablets e smartphones já pode ser considerado uma realidade presente na vida de milhões de consumidores.

A versatilidade de poder pesquisar e comparar preços e produtos a qualquer hora e em qualquer lugar, além do fato de permitir que os usuários realizem suas compras com segurança e praticidade, transforma a mobilidade nos pagamentos em uma das mais fortes tendências de consumo da atualidade.

 

5. Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade e consumo consciente deixou de ser um diferencial de mercado para se tornar uma ideologia que as empresas devem implementar em seus valores.

Em outras palavras, o comprador moderno espera esse tipo de iniciativa das marcas que consome.

Então, para que as empresas continuem expandindo seus negócios, precisam considerar ideias como:
  • economia colaborativa;
  • princípios de reciclagem de materiais;
  • estratégias de produção pautadas em formas criativas de reduzir o desperdício de recursos.
Essas são as tendências de consumo que integrarão o setor do varejo nos próximos anos. Para manter a empresa competitiva, considere implementá-las em seu planejamento de negócios.

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Até a próxima e sucesso.



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