O mundo muda de tempos em tempos e o comportamento de
compra acompanha essas mudanças se reinventando, aderindo a novos
conceitos e até mesmo reciclando antigas tendências de consumo.
Com
os constantes avanços em tecnologia e a implementação de aspectos
como aplicativos mobile, redes sociais, realidade virtual, e-commerce e
softwares na vida do consumidor moderno, sua perspectiva sobre o mercado
tende a evoluir constantemente.
No artigo de hoje mostraremos algumas das principais tendências de consumo no varejo que se tornarão ainda mais populares nos próximos anos. Continue a leitura do conteúdo para conferir!
1. Redes sociais
Não
é nenhuma novidade que as redes sociais têm conquistado a cada dia
mais usuários ao redor do mundo e que estão mudando a forma como as
pessoas se comunicam e buscam informações e entretenimento.
Esse
fator tem contribuído diretamente com a forte presença das empresas no
ambiente digital, levando-as a criarem páginas e contas nas mais
variadas redes sociais, com o intuito de expandir seus canais de
atendimento e melhorar a sua relação com o cliente.
Por isso, podemos afirmar que as redes sociais são uma tendência de consumo que se tornará cada vez mais forte na vida das pessoas nos próximos anos.
2.
ARTIGO DESATUALIZADO PARTE DO TEXTO E IMAGENS REMOVIDOS.
3. Transparência e qualidade
Você já notou que no mundo das mídias digitais praticamente tudo pode ser avaliado, por meio de curtidas ou negativadas? Todo o conteúdo que está disponível na internet é constantemente classificado pelos usuários.
De
forma direta ou indireta, isso acabou colaborando com uma das novas
tendências de consumo em que o usuário sabe que tem poder de decisão
sobre suas compras e que a sua opinião é importante para as empresas.
Isso
significa que, para sobreviver no mercado atual, os empreendimentos
estão cada vez mais preocupados em otimizar a qualidade de seus serviços
e produtos, pois sabem que transparência é um dos pré-requisitos a
serem bem avaliados pelos clientes.
Além disso, o consumidor
moderno está habituado com a interação dinâmica que as redes sociais e
os blogs oferecem, com seus comentários respondidos com agilidade. É
outro fator que tem contribuído com melhorias no atendimento, já que o
cliente atual é muito mais exigente.
ARTIGO DESATUALIZADO PARTE DO TEXTO E IMAGENS REMOVIDOS.
4. Mobilidade nos pagamentos
O
pagamento por meio de aplicativos de dispositivos móveis como tablets e
smartphones já pode ser considerado uma realidade presente na vida de
milhões de consumidores.
A versatilidade de poder pesquisar e
comparar preços e produtos a qualquer hora e em qualquer lugar, além do
fato de permitir que os usuários realizem suas compras com segurança e
praticidade, transforma a mobilidade nos pagamentos em uma das mais
fortes tendências de consumo da atualidade.
5. Sustentabilidade
O
conceito de sustentabilidade e consumo consciente deixou de ser um
diferencial de mercado para se tornar uma ideologia que as empresas
devem implementar em seus valores.
Em outras palavras, o comprador moderno espera esse tipo de iniciativa das marcas que consome.
Então, para que as empresas continuem expandindo seus negócios, precisam considerar ideias como:
- economia colaborativa;
- princípios de reciclagem de materiais;
- estratégias de produção pautadas em formas criativas de reduzir o desperdício de recursos.
Essas
são as tendências de consumo que integrarão o setor do varejo nos
próximos anos. Para manter a empresa competitiva, considere
implementá-las em seu planejamento de negócios.
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Até a próxima e sucesso.
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